Crianças em Portugal expostas a publicidade de alimentos pouco saudáveis

por Antena 1

Henley Design Studio - Unsplash

A Direção-Geral da Saúde alerta para a exposição a que as crianças estão sujeitas perante publicidade agressiva com produtos alimentares pouco saudáveis.

A lei em vigor restringe os anúncios a produtos alimentares dirigidos a menores de 16 anos. Mas as marcas usam estratégias para contornar a legislação, como explica Maria João Gregório, a diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da DGS.

O maior número de infrações surge através da publicidade digital.
Apesar de não terem sido avaliados, a DGS está preocupada com vídeos sobre supostas receitas saudáveis divulgados nas redes sociais.

Maria João Gregório avisa que muitas vezes a informação transmitida não é a mais adequada e promove a desinformação.

O estudo de avaliação de impacto da lei, que introduziu restrições à publicidade alimentar dirigida a menores de 16 anos, foi também desenvolvido pela Direção-Geral do Consumidor, pela Direção-Geral da Educação e pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
pub